
Embasada nas pesquisas, trago ideias, reflexões, estudos, registros e outros saberes que possam colaborar com as aulas de dança criativa das escolas e que contribuam com a dança como linguagem e como educação.
Dança e educação, arte e pedagogia, professor e educador caminham todos juntos, portanto, é difícil não falar da dança sem lembrar da Educação.
Há evidências de conexões entre a dança criativa e o construtivismo, assim como há entre educação tradicional e aula de dança técnica tradicional, apoiado nos estudos de Piaget (1970). Devemos buscar conhecimento para poder diferenciar e compreender as diferentes propostas de aprendizagem (breve podemos conversar sobre esta relação).
Para Laban, nas escolas, durante as aulas de Arte, o que temos não é a perfeita criação e execução de danças sensacionais, mas o efeito benéfico que a dança tem sobre o aluno. O instrumento que se pode oferecer ao educador na dança criativa é a perspectiva universal sobre os “princípios de movimento”. E quais são eles? Como devemos abordá-los na dança para criança? Fico aqui com algumas provocações para podermos pensar sobre a dança e a educação.
Adriana Liza
Mestra em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Especialista em LABAN / Bartenieff pela Faculdade Angel Vianna ; Especialista em Dança e Consciência; Graduada em Pedagogia e Ciências Biológicas; possui alguns cursos de extensão como: Extensão em Arte, Educação e Sociedade pela PUC; Didática do Ensino Superior; Extensão em Língua e Literatura pelo Mackenzie; Curso de Aperfeiçoamento LABAN - Arte Do Movimento: No Brincar e Na Arte. Participou por quatro anos do grupo de estudos da Cia. de Dança Caleidos em Linguagem da Dança ministrado pela Profª. Dra. Isabel Marques.
Instagram: @dancacriativa
Facebook: @dancacriativaadrianaliza
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