Objetos Propositores
elementos mediadores
Leve é uma das qualidades de movimento pesquisada por Rudolf Laban, as qualidades do Esforço são resultantes de uma atitude interior relativa aos quatro Fatores do movimento. Com objetos propositores podemos experimentar, criar e ressignificar movimentos, uma proposta metodológica com registros pedagógicos da dança, que nos leva a processos investigativos. (Adriana Liza).
Alunos da Educação Infantil com o objeto propositor
Alunos da Educação Infantil com o objeto propositor
Alunos da Educação Infantil com o objeto propositor
Alunos da Educação Infantil com o objeto propositor
Acrescentando uma pitada de tempero especial e oferecer aos educandos a oportunidade de experimentar o sabor de seus movimentos investigado pelo objeto propositor.
Ao apresentar o objeto propositor aos educandos, imediatamente acontece uma investigação de olhares, manuseios e experimentos. É nesta relação de contato entre o corpo e o objeto propositor que desperta o interesse do processo pelo movimento.
O processo da relação do movimento ocorre naturalmente conforme as características do próprio objeto, como tamanho, maciez, material, cores etc. É assim que o objeto propositor vai convidando o aluno para a dança e este vai investigando e descobrindo a proposta que o objeto traz para ele, permitindo-se mergulhar em sua pesquisa sensorial e cognitiva sobre as possibilidades de movimentos, uma interação entre o objeto propositor e seu corpo.
Durante o primeiro contato com o objeto, é necessário um tempo para que eles se conheçam: o indivíduo e o objeto, no caso, se for objeto mesmo, e o objeto e o indivíduo, lembrando que o objeto propositor pode ser uma outra pessoa ou o seu próprio corpo, sentimento etc. Sem esse tempo de observação, manuseio e experimento, a relação do processo e do movimento entre o corpo e o objeto torna-se menos sensível, menos verdadeira e menos espontânea, e o que desejamos é o movimento consciente do corpo presente, porém o mais espontâneo e verdadeiro possível.