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Rudolf Laban
história

Rudolf Laban, bailarino e coreógrafo, fez diferentes estudos e pesquisas analisando os elementos da dança e suas qualidades, chamada de Arte do Movimento. Laban estudou ciências, arte, educação, astrologia, pintura, arquitetura, balé clássico e, inspirado nos princípios de harmonia formulados por Platão e Pitágoras, nos conceitos geométricos e na escala musical, definiu e denominou o principal elemento da dança: o movimento (ALMEIDA, 2016). Identificando nele seus fatores, conheci, então, através de Rudolf Laban, a dança criativa.

Segundo Valerie Preston-Dunlop (1998), citada por Scialom (2017, p.35), no final de sua vida, Laban apresentou três vieses da Arte do Movimento: Recreação (Recreation), Pesquisa (Research) e Reabilitação (Reabilition).
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'A Recreação refere-se à dança criativa grupal, semelhante à Dança Coral desenvolvida e difundida no início de sua carreira; na Pesquisa, ele projetou o futuro das investigações sobre a expressão humana por meio do movimento; e na Reabilitação, ele apresentou o início de estudos e práticas terapêuticas, que desembocaram na dançaterapia (Dance Movement Therapy) e no que conhecemos hoje por educação somática.' (SCIALOM, 2017, p. 35).

 

Portanto, Scialom (2017), em seu livro, nos esclarece que a Recreação (Recreation) tem referências com a dança criativa, semelhante à Dança Coral, e devemos entender que a Recreação está no sentido de uma dança livre, expressiva e por meio do movimento.

Com base nas fases de desenvolvimento da criança associada aos fatores de movimento e ao Espaço, incluindo a dança folclórica e os movimentos do cotidiano, Laban criou um sistema de ensino da dança em escolas de Ensino Básico e Fundamental, chamado de Dança Educativa Moderna ou Dança Livre, que foi publicado em 1948 e depois traduzido para o português em 1990 (SCIALOM, 2017).

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