top of page

Fatores e Qualidades de Movimento do Sistema Laban/Bartenieff

Atualizado: 17 de mar.

Neste vídeo eu apresento a Dança Criativa com Fatores e Qualidades do Movimento. Fator e qualidade referem-se a como nos movemos e estão presentes ao nosso cotidiano. Não estão somente relacionados a dança.



Laban criou a categoria Expressividade onde inseriu o Fator e a Qualidade. O termo Expressividade, vem de Antrieb, utilizado por Laban, significando propulsão, ímpeto, impulso para o movimento, que pode ser leve, forte, direto, etc. Pode-se ser traduzido também por Esforço, visto que em inglês, esta categoria denomina-se Effort. O importante é a compreensão do termo escolhido como uma ampla gama de qualidades expressivas e não apenas em qualidades condensadas.


Entendo que a partir de um impulso é gerado um movimento e lá, nós podemos observar Fatores e Qualidades.


Para Laban, esta categoria revela atitudes interiores de uma pessoa com relação ao movimento. São quatro os fatores: Peso, Tempo, Espaço e Fluxo. As variações deles são as Qualidades:


FLUXO

"Como eu continuo?"

Como qualidade de movimento o fluxo é o iniciador do movimento e sua presença é contínua. É a qualidade de continuidade do movimento. Atitude de quem se move em relação a fluência. É a energia, o fluxo está relacionado também ao emocional do indivíduo. É o ir e vir ou o impedimento do ir e vir É uma abertura com o meio ambiente.


Fluxo livre: Permitindo que a energia flua facilmente através das articulações, mantendo a energia dentro do limite do corpo, contida, cuidadosa, precisa, facilmente parada. Quando liberado o fluxo é difícil conter o corpo...”deixar-se ir”.


Fluxo contido: É quando a ação é facilmente controlada ou retida.


ESPAÇO

"De que maneira eu me aproximo do espaço?"

O espaço aqui não se refere ao nosso redor, mas à atitude de quem se move em relação a este espaço. Refere-se à atenção que o indivíduo coloca no seu ambiente ao se mover.


Espaço Indireto: Muitos pontos de atenção expandida por vários pontos ao mesmo tempo, focos flexíveis.


Espaço direto: Ponto único de foco, atençaõ em um ponto canalizado, apontando, afiando em seu objetivo.


PESO:

"Qual o impacto do meu movimento?”

É a sensação de força ou pressão exercida em um movimento. A qualidade peso refere-se à intenção, é um diálogo com a gravidade e tem relação com a força muscular e com a resistência.


Peso leve: É a diminuição da gravidade sobre o corpo. Leve sensação de estar sendo carregado pelo ar.


Peso forte: É o impacto do corpo no espaço é a relação do meu peso com o espaço.

Laban percebeu que o fator leve tem afinidade de ir para cima e o forte para direção de baixo.


TEMPO

“Como você aborda o tempo?”

A atitude depende da duração do tempo disponível.


Tempo rápido: Indica a vontade de condensar o tempo, de se apressar para começar ou terminar a ação.


Tempo lento: Indica a vontade de prolongar, estender o tempo ou uma ação.

Vamos brincar com a Dança?


Adriana Liza

Mestra em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Especialista em LABAN / Bartenieff pela Faculdade Angel Vianna ; Especialista em Dança e Consciência; Graduada em Pedagogia e Ciências Biológicas; possui alguns cursos de extensão como: Extensão em Arte, Educação e Sociedade pela PUC; Didática do Ensino Superior; Extensão em Língua e Literatura pelo Mackenzie; Curso de Aperfeiçoamento LABAN - Arte Do Movimento: No Brincar e Na Arte. Participou por quatro anos do grupo de estudos da Cia. de Dança Caleidos em Linguagem da Dança ministrado pela Profª. Dra. Isabel Marques.


www.dancacriativa.com.br

Instagram: @dancacriativa

Facebook: https://www.facebook.com/dancacriativaadrianaliza

Pinterest: https://br.pinterest.com/DancaCriativaAdrianaLiza/

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/adriana-liza-82349310a/

13.362 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page